Aspargos a flamenga

Artigo original em https://inventario.uncreated.net/?p=1403

asperges

Quando vem a primavera, é a estação dos aspargos, e a Europa inteira enlouquece. Por sorte estávamos la umas semanas atrás, e a minha tia Bénédicte me ensinou - obrigou - a fazer esta receita incrível. O melhor é usar aspargos brancos, mas eles devem ser bem macios, bem frescos, o que é difícil de achar no Brasil. Dá para fazer a mesma receita com aspargos verdes também. Lembre-se que toda a qualidade depende do frescor do aspargo. Um maço fornece uma boa entrada para 3 ou 4 pessoas.

  • Um maço de aspargos
  • 2 ovos
  • 100g de manteiga

A receita é bem simples, só precisa ter um pouco de cuidado no preparo dos aspargos: Corte a base dura dos aspargos (1 a 2 cm), e com um descascador de batatas, raspe levemente o "tronco" dos aspargos, para retirar os fios mais duros da pele exterior. Deixe as cabeças intocadas. Ferva uma panela de água com sal, e cozinhe os aspargos da mesma maneira que se cozinham batatas: Teste com uma faca, quando estão bem macios, estão cozidos.

Enquanto isso, cozinhe os dois ovos duros (10 minutos). Esmague-os por cima dos aspargos cozidos, derreta a manteiga e despeja por cima. Você nunca vai se esquecer dessa experiência...