Cheesecake de bergamota

Artigo original em https://inventario.uncreated.net/?p=1242

 

Este cheesecake partiu de uma tentativa de reproduzir o maravilhoso cheesecake de tangerina do café latte, no centro de São Paulo. Não deu muito certo, o resultado ficou bastante diferente, mas ficou delicioso também (tentarei de novo fazer o verdadeiro outra vez). Este também não foi feito com tangerinas mas com bergamotas.

  • [50g de manteiga]
  • [1 pacote de wafers de chocolate (200g)]
  • [300g cream cheese]
  • [200g de nata]
  • [2/3 copo de  açúcar + 1 copo de açúcar para a cobertura]
  • [suco de 1/2 laranja + zesto desta meia laranja ]
  • [3 ovos]
  • [3 bergamotas]

Comece por fazer a cobertura. Faz uma ótima geleia, portanto não hesite em fazer 2 ou 3 vezes a quantidade indicada para guardar... Descasque [bergamotas], corte elas no meio e retire os sementes. Coloque-las no liquidificador e bata. Em uma panela, coloque as bergamota batidas e um copo de [açúcar]. Deixe ferver em fogo baixo por uma hora, mexendo frequentemente, até formar um caldo grosso. Também pode ser feito na máquina de pão, no programa geleia, mas parando um pouco antes (em torno de uma hora).

Aqueça o forno.

Faça a base: esmague os [wafers], adicione a [manteiga], e vai esmagando, quebrando e misturando até formar ma farofa bem úmida. Coloque no fundo de uma forma alta untada com manteiga, e aperte bem para formar uma base bem compacta.

Faça o recheio: Coloque o [cream cheese] e a [nata] numa tigela grande. Bate um pouco com o batedor de ovos, e vai acrescentando os demais ingredientes, batendo um pouco entre cada um, para fazer uma mistura bem homógena:  os 2/3 de copo de [açúcar], o [suco] e [zesto] de laranja, e os [ovos]. Depois dos ovos, bata por um pouco mais tempo, para obter uma massa bem aérea. Despeje ela por cima da base.

Coloque a forma dentro de uma outra, maior, com 3cm de água. Asse em forno médio (250°C) por uma hora. Verifique de vez em quando se a água não evaporou totalmente. No fim, verifique se o cheesecake ficou firme, sacudindo ele levemente. Se ficou muito mole, deixe no formo por mais tempo, até ele começar a solidificar e não tremer mais quando sacudido.

Retire do forno, e deixe esfriar ainda no recipiente contendo água, em temperatura ambiente. Quando estiver bem morno (e não antes, senão o recheio vai rachar), despeje o caldo de bergamota por cima, e coloque na geladeira para esfiar por mínimo uma hora.