Torta Tatin

Artigo original em https://inventario.uncreated.net/?p=36

Já que estamos numa série de tortas, não podia faltar esta, mesmo se, infelizmente, vai fazer o número de receitas francesas ultrapassar as belgas. Esta torta tem esse nome por causa, diz a legenda, das irmãs Tatin, donas de um hotel na França, que, um belo dia, resolveram cozinhar um doce de maçãs. O doce deu errado, então para tentar consertar, cobriram as maçãs com uma massa [brisée], e assim nasceu esta famosa torta virada.

  • [A massa brisée]

Essa massa está no meio do caminho entre uma massa [sablée] (massa podre) e uma massa [croûte] (massa croquante). Misture [250g de farinha], [125g de manteiga sem sal], uma [pitada de sal], uma [pitada de açucar], e uma [gema de ovo], e sove até ficar como uma farofa bem grossa e húmida. Acrescente[ leite], aos poucos, sem para de sovar, até atingir uma consistência bem plástica e um aspecto liso.

  • [A torta]

Aqueça o forno a 250°.Descasque [8 a 10 maçãs], corte em quartos e remove as sementes. Na forma que você vai usar para assar a torta (tem que ser uma forma alta, sem pedaço removível), coloque [150g de mainteiga sem sal], e [150g de açucar cristal]. Coloque em cima da chama do fogão, e mexe com uma colher de pau até que forme um caramelo marrom claro.Dispõe os pedaços de maçã na forma, faça uma camada mais compacta possível. Cobre com um papel de alumínio, e asse por 15 a 20 minutos.Tire do forno, e retire o papel de alumínio. Abra a massa brisée com um rolo de confeiteiro, e coloque ela em cima das maçãs. Se ela for maior que a forma, simplesmente dobre tudo que ultrapassa por dentro. Asse por mais 20 minutos, até que a massa comece a ficar dourada.Desenforne a torta imediatamente, colocando um prato maior em cima da forma e virando. Cuidado com os respingos de caramelo, queima muito. Sirva morna, com nata, chantilly ou sorvete de creme.

Quer colaborar? Deixe um comentário! Nosso blog adora agregar!