Veau Orloff

Artigo original em https://inventario.uncreated.net/?p=1415

veau
orloff

Esta receita é francesa (talvez nem seja, pelo nome), mas é um prato bem conhecido na Bélgica também. Normalmente se faz com vitela, mas como vitela é difícil de achar por aqui, além de caro, dá para fazer também com carne bovina boa, como coxão mole, alcatra ou contra-filé, não fica menos delicioso. Para 4 pessoas:

  • [600g de bifes de carne bovina]
  • [250g de presunto fatiado]
  • [250g de queijo prato]
  • [30g de manteiga]
  • [3 colheres de sopa de farinha]
  • [1 1/2 xícara de leite]

Unte uma forma de assar. Se os bifes são muito grandes, corte eles em 2. A ideia é ter mais ou menos uns 15, 20 pedaços. Monte o prato colocando de pé uma fatia de [presunto] dobrada em 2, uma fatia de [queijo] dobrada em 2, uma fatia de [carne], e repetindo até acabar a carne, o queijo e o presunto ou encher toda a forma, o que vier primeiro. Reserve algumas fatias de queijo para cobrir.

Faça um molho bechamel, derretendo a [manteiga] primeiro. Acrescente a [farinha], mexa bem para formar uma pasta, e acrescente o [leite] aos poucos: um pouco de leite, mexas, deixe engrossar, mais um pouco de leite, deixe engrossar, etc... Até acabar o leite. Coloque um pouquinho de sal e de pimenta do reino. Despeje o molho por cima da carne, e finalmente cubra com as fatias de queijos que guardamos. Coloque em forno quente por mais ou menos 40 minutos, ou até que fique dourado. Uma ótima maneira de comer é acompanhado com alho-porró a flamenga...

veau orloff
2