Este prédio fica na rua Augusta, do lado do studio SP (e em frente a um restaurante bem legalzinho chamado Guta). É um dos vários prédios em construção cuja obra foi parada por não se sabe qual razão jurídico-administrativo-financeira que se encontram semi-abandonados no meio de São Paulo (já vi vários outros para os quais vou tentar fazer outros desenhos mais tarde).

O problema é obviamente que mais tempo a obra fica naquele estado, mais difícil fica de terminar, mesmo se resolvem os problemas citados acima. A estrutura em si não sofre de ser deixada exposta, não perde praticamente nada de estabilidade, mas o grande problema é o acabamento. Num prédio que ficou tomando chuva assim, as alvenarias ficam irremediavelmente úmidas e incrustadas de fungos, poluição, sujeira que tornam o acabamento quase impossível. Você coloca gesso nas paredes, e daqui um ano elas ficam cheias de infiltração e mofo.

Uma solução a esse problema seria assumir a estrutura existente como um mero suporte externo, no qual se encaixam "gavetas", que são os apartamentos. Nenhuma parede interna toca nas paredes externas. Na imagem acima, imaginei gavetas feitas com suportes metálicos e revestidas de madeira. Como trabalhamos com coisas leves, não tem real necessidade do que as coisas estejam exatamente uma acima da outra, e podemos fazer todos os apartamentos diferentes.

Outra vantagem é que deixando a estrutura exposta, ela pode servir para um monte de coisas interessantes, como jardins, passarelas suspensas, etc. A cobertura também viraria um grande jardim comum.