Costa do Ipê na revista "Mar"

O nosso projeto para o shopping Costa do Ipê saiu na revista Mar, editada por Marc e Sílvia, os idealizadores do shopping:

OPINIÃO DOS ARQUITETOS

"Um projeto generoso com a cidade de Marília e seus moradores." É assim que os arquitetos Yorik van Havre e Maíra Zasso definem o Costa do Ipê Parque Shopping

HUMANO, INUSITADO E SUSTENTÁVEL

"Esperamos que a arquitetura provoque e desperte sensações nos frequentadores"

Yorik van Havre e Maíra Zasso

A dupla de arquitetos -- ele belga, ela gaúcha, ambos radicados há seis anos em São Paulo -- teve como inspiração uma série de referências, em especial, o modernismo paulista. "Nós gostamos muito do contraste entre o concreto e as plantas, como se via muito na arquitetura modernista paulista", diz Yorik.

Nas fachadas do centro comercial, os arquitetos incorporaram telas maleáveis que recebem trepadeiras que formam cortinas verdes, criando um horizonte verde tanto para quem está trabalhando nas lojas quanto para quem está visitando o lugar. "Encontrar uma cortina verde causa uma surpresa muito positiva e acolhedora para as pessoas.", ressalta Maíra.

Esse princípio orgânico que rege todo o empreendimento está presente também na ocupação da área total, que segue uma escala humana e acolhedora. Os quatro volumes ocuparão apenas 6 mil de uma área total de 20 mil metros quadrados de terreno. "Não chegamos nem perto do limite máximo de ocupação. Dessa maneira temos um baixo impacto para a cidade. Também não haverá estacionamento subterrâneo e , assim, teremos pouca movimentação de terra" conta o belga Yorik.

Praças e jardins, que abrigam restaurantes ao ar livre também servem de espaço para apresentações de música e encontros. " A ideia é que as pessoas caminhem livremente por entre os prédios. Há um percurso a ser descoberto, com elementos surpresa entre as áreas. Por exemplo, não planejamos uma única praça de alimentação, mas sim bares e restaurantes espalhados pelo complexo, explica Maíra. O shopping se revela como um ponto de encontro, um lugar com potencial para uma vida interessante e não apenas um centro de compras. "Esperamos que a arquitetura provoque e desperte sensações nos frequentadores", complementa a arquiteta gaúcha.

Texto: Simone Fonseca

Foto: Ludovic Carème